Desde o retorno de Lula à presidência, o Brasil voltou a assumir um papel de destaque no cenário internacional. No entanto, é importante lembrar que o Brasil tem relevância internacional, independentemente de quem ocupa a cadeira mais alta do poder executivo. Durante o período de Bolsonaro, ficou claro que sua abordagem nas estratégias e alianças internacionais divergia da visão de esquerda.
Hoje está ainda mais claro que a prioridade de Bolsonaro nunca foi impressionar no exterior, mas sim cuidar do povo brasileiro. E essa postura por si só ressoava bem internacionalmente.
Mas infelizmente, a atual gestão busca mais o politicamente correto no cenário internacional, deixando a população enfrentar colapsos e crises internas que geram insegurança, uma insegurança que está claramente refletida no cenário econômico brasileiro.
Desafios Internos e Externos
Os desafios enfrentados na implementação dos acordos firmados mostram que o microfone aceita todo tipo de promessas, mas para cumpri-las será necessário mudanças nas políticas internas.
Compromissos em Áreas Prioritárias
Entre os compromissos firmados, destacam-se acordos na área de comércio, investimentos em energia renovável e iniciativas voltadas à preservação ambiental. Essas ações reforçaram a posição do Brasil como um ator relevante no cenário internacional.
Mas estão mês após mês enfraquecidas com o cenário interno caótico.
Impactos no Cenário Doméstico
O governo deve garantir que esses compromissos internacionais se traduzam em avanços concretos para a economia e a população brasileira. Setores produtivos e ambientalistas acompanham de perto as ações de Brasília para evitar retrocessos.
Conclusão
Apesar das conquistas, o governo precisa alinhar melhor suas ações internas com os compromissos assumidos internacionalmente. A ausência de um plano claro de execução pode comprometer a credibilidade do país e a percepção de liderança global.
Cada nova decisão e posicionamento político da nova gestão mostram que ocupar a presidência de blocos e participar ativamente de fóruns globais não traz o desenvolvimento que o povo brasileiro busca.
No máximo, isso gera boas reportagens e uma falsa sensação de prestígio internacional para o presidente. Prestigio esse que está em plena queda, pois já sabemos que contra os números não existem argumentos.
Ainda existe muita especulação de como será os próximos dois anos, se o foco será na resolução dos estragos ou irão maquiar ainda mais o retrocesso que estamos vivendo.
(Visited 1 times, 1 visits today)
Aviso Importante: As vagas anunciadas neste site de empregos: portadosempregos.com.br é gratuito e te ajuda a conseguir. encontrar uma vaga para entrar no mercado de trabalho! Lembrando que é de responsabilidade da empresa anunciante, não realizamos processo de seleção ou qualquer tipo de entrevista.
Deixe um comentário
Deixe um comentário