Os presidentes da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e dos Estados Unidos, Joe Biden, conversaram por telefone nesta quinta-feira (7/11), um dia após a eleição do republicano Donald Trump para a presidência do país norte-americano.
A ligação não consta na agenda do petista, mas a Casa Branca e o Planalto divulgaram notas sobre a conversa. De acordo com o governo americano, os dois líderes trataram dos preparativos para a cúpula do G20, marcada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Na ocasião, os presidentes terão uma reunião bilateral.
Nesta quinta, a Casa Branca confirmou a presença de Biden no evento. A viagem deve incluir uma passagem por Manaus (AM).
“O presidente Biden parabenizou o presidente Lula pela bem-sucedida presidência do Brasil no G20 e destacou o progresso feito no avanço dos direitos dos trabalhadores e no combate à fome e à pobreza”, diz a nota.
Ainda segundo a Casa Branca, Biden desejou a total recuperação de Lula do acidente doméstico sofrido em outubro.
“Os dois líderes concordaram em manter contato sobre questões regionais e globais e expressaram seu compromisso de se reunir no G20”, finaliza o comunicado.
O Planalto informou que Biden comunicou a Lula a decisão de aderir à Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, iniciativa do Brasil na presidência do G20.