O Exército Brasileiro publicou, no último dia 28, uma portaria que trata, entre outros pontos, sobre o uso de redes sociais por parte da corporação. As orientações indicam que os militares devem manter uma conduta atenta no “ambiente virtual”.
No documento, há um alerta sobre o uso de informações que estejam nas redes sociais. “O líder militar deve conhecer profundamente o contexto em que atua, cercando-se de assessores zelosos que não sejam meros repetidores de opiniões alheias, amplamente disseminadas nas redes sociais”, diz trecho do documento.
Ainda sobre as redes sociais, há o direcionamento para que o “uso correto” da ferramenta seja observado. A orientação está dentro de uma das estratégias para “fortalecer nos integrantes do Exército Brasileiro, em todos os escalões o entendimento e a aplicação da Ética Profissional e da Liderança Militar”.
“(O militar deve) intensificar ações com o intuito de orientar, continuamente, os integrantes da instituição sobre a ética no mundo digital para o correto uso das redes e mídias sociais, com base nas normas e deveres dos militares”, orienta o documento.
Temas como a necessidade do uso de ferramentas para difundir o uso de ferramentas de inteligência artificial (IA) também são destacadas pelo exército. O conteúdo está na “Diretriz Estratégica de Ética Profissional e de Liderança Militar do Exército Brasileiro”. O documento tem vigência de 2024 a 2027.
A diretriz complementa a “Política de Ética Profissional e de Liderança”. O texto também tem vigência de 2024 a 2027. A política é um guia geral para os líderes do Exército e faz uma reflexão sobre o papel da instituição no momento atual, fortemente influenciado pelas tecnologias.
“Se vê impactado por um mundo sujeito a mudanças contínuas, impulsionadas pela rápida expansão do conhecimento e pela tecnologia informacional”, pontua.