Nesta segunda-feira (28), o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) celebrou a vitória da direita e dos conservadores nas eleições municipais de 2024. O político citou que até nas cidades onde seu partido perdeu no segundo turno, como Fortaleza, a derrota foi com sabor de vitória.
– Em Fortaleza, tivemos um jovem que arrastou multidão, lutando contra a máquina. A capital está totalmente dividida. Foi uma derrota com sabor de vitória, porque a diferença foi pouca – declarou o líder da direita à CNN.
Fernandes recebeu 49,62% dos votos válidos, perdendo para Evandro Leitão (PT), que venceu a disputa com 50,38% dos votos. Em votos totais, Leitão foi a escolha de 716.133 eleitores, contra 705.295 de André Fernandes. Ou seja, a diferença entre os dois foi de apenas 10.838 votos.
Em São Paulo o PL apoiou Ricardo Nunes (MDB) que foi reeleito tendo o coronel Mello Araújo (PL) como vice-prefeito. Juntos, eles derrotaram o candidato de extrema-esquerda, Guilherme Boulos (PSOL).
O emedebista recebeu 3.393.110 votos (59,35%) contra 2.323.901 votos (40,65%) do psolista. Ou seja, a vantagem do atual chefe do Executivo paulistano foi de mais de 1 milhão de votos.
– Em São Paulo, foi muito bom. A vitória foi do povo conservador, da direita, do povo de bem. Eu estou feliz! Cada vez mais a população se afasta do mal, do vermelho, que aflige o mundo todo. O PT morreu. Já desceram o caixão. Só falta jogar a terra na catacumba – comentou Bolsonaro.
E continuou:
– As pessoas em São Paulo entenderam que a direita tem a melhor proposta. Olha o Boulos. As pessoas, quando vão para a direita, não voltam mais [para a esquerda]. Igual à mosca quando sente o gosto do mel. Ela não volta mais à antiga alimentação [risos].