O fotógrafo oficial do presidente Lula (PT), Ricardo Stuckert, fez as fotos do comício realizado em Camaçari, na Bahia, na última quinta-feira (17). O evento partidário teve as fotos oficiais registradas pelo contratado da Presidência.
No site do Partido dos Trabalhadores (PT), as imagens são creditadas a Stuckert. Por ser funcionário do governo federal, esse tipo de trabalho é proibido pela legislação eleitoral.
A legislação não permite o uso da máquina pública para fins partidários. Procurada pela revista Crusoé, a Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) tentou explicar o que aconteceu.
– O fotógrafo Ricardo Stuckert não recebeu nenhum valor para fotografar no ato, nem da Presidência, nem do PT. Ele usou equipamentos próprios e fez as fotos fora do horário de expediente – diz a nota.
Para o procurador Jonathan Mariano, ouvido pela revista, o trabalho de Stuckert não poderia ser utilizado para eventos de campanhas eleitorais.
– Fazer o uso nesse sentido pode caracterizar abuso de poder. Há a necessidade de esclarecimento para saber se o fotógrafo oficial da Presidência da República exerceu suas atividades durante o expediente e por ordem do próprio presidente da República enquanto superior hierárquico. Então, a existência, ou não, de alguma consequência prática vai depender disso.
Stuckert acompanha Lula em todos os comícios que o petista tem marcado presença. Suas fotos nos eventos em Diadema e Mauá, ambas cidades da Grande São Paulo, também foram compartilhadas pelo PT.