Na terça-feira (15), a plataforma de streaming gratuita do Itaú Cultural (IC), a Itaú Cultural Play, programou uma coleção de filmes pensada para apoiar professores nas aulas. São cinco documentários de destaque que demonstram as experiências e os bastidores das escolas brasileiras.
O fundamental no debate da educação nacional, Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim, conta sobre diferentes contextos sociais dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Pernambuco a partir de relatos sentimentais acerca de desejos e medos dos alunos e professores das instituições. O longa-metragem venceu o Prêmio de Melhor Documentário na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo em 2005.
Similarmente, tem Nunca Me Sonharam (2017), de Cacau Rhoden. Além do relato de alunos e professores, o filme traz depoimentos do ex-ministro da Educação, Renato Janine Ribeiro e da educadora Macaé Evaristo, atual Ministra dos Direitos Humanos e da Cidadania.
Leia mais: Documentos resgatados das enchentes no RS chegam à UFSC para restauração
O principal vestibular do país é motivo de ansiedade, anos de preparação e os últimos anos da educação é voltado para ajudar a ingressar na graduação, ele é conhecido pelo nome: Enem. O filme Atravessa A Vida, de João Jardim, lançado em 2020, acompanha uma turma no último ano do ensino médio no interior de Sergipe.
Os adolescentes também são os protagonistas de Eleições (2018), da cineasta Alice Riff. Usando recursos próprios das mídias digitais e da linguagem dos influenciadores, que começavam a ganhar destaque na época, o longa-metragem registra a corrida eleitoral para o grêmio estudantil de uma escola do centro da capital paulista.
Nesse contexto, quatro chapas, com ideologias diferentes, dialogam em busca de melhorias no colégio. Encerra a coleção o documentário Futuro da educação (2023), de Cristiano Burmester. Nele, professores, especialistas e pesquisadores falam sobre os desafios da educação brasileira em meio ao mundo digital.