Empréstimo
Como se trata de um dinheiro emprestado, ele deve ser devolvido e o cliente deve prestar homenagem à CET (Custo Efetivo Total), que está incluída, além de juros, IOF, seguro, impostos, registros e outras despesas contidas no contrato. O IOF é de 0,38% sobre o valor total, mais um percentual de 0,0082% ao dia, que é calculado de acordo com o prazo de pagamento.
O cliente pode escolher quantas parcelas ele quer pagar e emprestar.
Como solicitar um empréstimo?
Os clientes podem solicitar um empréstimo diretamente da instituição financeira ou pela internet.
Após escolher onde você vai pegar o empréstimo, é essencial que o cliente leia o contrato para que não haja surpresas no meio da estrada, como taxas de manutenção, ajustes de valores, cancelamento apenas através do pagamento de multas, entre outros pontos.
Documentação
Geralmente, as empresas financeiras pedem os seguintes documentos para a concessão do empréstimo: CPF, RG, comprovante de endereço e comprovante de renda.
Essa documentação pode variar em alguma instituição, mas todas são relativamente fáceis de obter.
Tipos de empréstimos
Existem vários tipos de empréstimos disponíveis no mercado e nesta matéria estabelecemos as 6 principais opções para você saber:
Empréstimo consignado
Justamente por causa desse título, uma vez que o valor da parcela será desimpressa diretamente da folha de pagamento ou do INSS, o empréstimo geralmente é liberado com mais facilidade e oferece juros mais baixos.
Crédito pessoal
Em geral, esse tipo de crédito é oferecido por instituições financeiras, como bancos. É uma modalidade em que o mutuário pode usar o dinheiro como preferir, da mesma forma que no crédito consignado.
Nesta modalidade não é necessário oferecer qualquer garantia para solicitar o valor desejado, porém, a concessão está sujeita à análise de crédito para sua aprovação.
Crédito habitacional
A contratação dessa modalidade geralmente é feita através de um banco. Para solicitar crédito habitacional, você deve observar as condições e documentos exigidos pelo banco.
Uma das vantagens dessa modalidade é que o saldo do FGTS pode ser utilizado como insumo, ajudando a reduzir o saldo a pagar.
Crédito automotivo
Crédito consolidado
Se você tem muitas dívidas com um banco, você pode pagá-las através de um crédito consolidado. Já dito em seu próprio nome, essa modalidade realiza a consolidação de dívidas.
Supondo que o cliente tenha dívidas de cheque especial, cartão de crédito e empréstimo, ele pode procurar a instituição que oferece esse tipo de crédito para pagar apenas uma dívida que reunirá todas as demais.
Antecipação do dia 13
Nessa modalidade, o banco oferece um determinado valor que deve ser pago (ou debitado) durante o período de pagamento do 13º salário. Dessa forma, o cliente solicita um valor agora que será pago apenas no recebimento do dia 13