O Datafolha divulgou, nesta quinta-feira (5 de setembro de 2024), um novo levantamento de intenção de votos para a Prefeitura de São Paulo. O resultado revela um empate técnico entre os principais candidatos: Guilherme Boulos (PSol), Pablo Marçal (PRTB) e o atual prefeito Ricardo Nunes (MDB).
A pesquisa foi realizada após o início do horário eleitoral no rádio e na TV, marcando o primeiro levantamento deste período. Principal nome em termos de tempo de propaganda na TV, com mais de seis minutos à disposição, Nunes apresentou 22% das intenções de voto, destacando-se como o candidato que mais cresceu desde a última pesquisa realizada há duas semanas.
Intenção de Voto: Quem lidera a disputa?
Os números do levantamento: Boulos mantém-se na liderança com 23% das intenções de voto, seguido de perto por Marçal e Nunes, ambos com 22%. A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos, o que coloca os três candidatos em uma situação de empate técnico.
Além dos líderes, a pesquisa traz outros nomes na disputa pela prefeitura de São Paulo. Vamos explorar esses números mais detalhadamente:
Guilherme Boulos (PSol): 23%
Pablo Marçal (PRTB): 22%
Ricardo Nunes (MDB): 22%
Tabata Amaral (PSB): 9%
José Luiz Datena (PSDB): 7%
Marina Helena (Novo): 3%
Ricardo Senese (UP): 1%
Bebeto Haddad (DC): 1%
Altino Prazeres Jr. (PSTU): 0%
João Pimenta (PCO): 0%
Quais são as chances em um possível segundo turno?
O levantamento do Datafolha também incluiu cenários de possíveis segundo turnos. Nas simulações, Pablo Marçal enfrenta dificuldades contra ambos os seus principais adversários. Caso as eleições fossem hoje, Marçal seria derrotado por Nunes com 53% contra 31% e também por Boulos com 45% contra 39%.
Já Nunes, mostra-se vitorioso no cenário contra Boulos, com uma diferença de 49% a 37%. Estes dados ressaltam a competitividade da corrida eleitoral em São Paulo, que promete ser acirrada até o final.
Como os eleitores estão reagindo às campanhas?
A pesquisa foi conduzida presencialmente com 1.204 eleitores entre os dias 3 e 5 de setembro. Com a televisão e o rádio como principais plataformas de propaganda, os candidatos têm explorado ao máximo seu tempo disponível. Nunes, em especial, aproveitou seu extenso tempo de campanha na TV, enquanto Boulos e Marçal continuam utilizando suas estratégias para manter e atrair eleitores.
Segue o levantamento completo do Datafolha:
Em branco/nulo/nenhum: 8%
Não sabem/não responderam: 4%
A pesquisa foi registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o Protocolo SP-03608/2024.