A sigla de extrema-esquerda Partido da Causa Operária (PCO) lançou nesta semana uma campanha para demonstrar insatisfação com a postura do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação à rede social X, plataforma que o magistrado ameaçou tirar do ar caso a empresa não nomeie um representante legal no Brasil.
Intitulada “Fica X, fora Xandão”, a série de postagens realizadas pelo PCO faz referência ao embate recente entre Moraes, a rede social X, e o dono da plataforma, Elon Musk. Na última quarta (28), Moraes determinou que a rede social deveria nomear um novo representante legal no Brasil e deu um prazo de 24 horas para a medida ser tomada, sob pena de retirar do serviço do ar.
Tão logo foram esgotadas as 24 horas determinadas pelo ministro, a empresa se manifestou dizendo esperar que o magistrado “ordene o bloqueio do X no Brasil” por não ter cumprido “ordens ilegais para censurar seus opositores políticos”. O X ainda prometeu que, nos próximos dias, irá publicar uma série de decisões “ilegais” de Moraes.
O empresário Elon Musk, no entanto, não se calou diante da postura de Moraes e chamou o ministro de “ditador” e “tirano”, além de compará-lo com vilões cinematográficos, como Voldemort, da saga Harry Potter, e Lord Sith, da franquia Star Wars.
Diante da situação, o PCO passou a fazer, desde a última quarta-feira (28), diversas postagens ácidas com críticas a Moraes e outras com legendas irônicas como: “a Constituição segundo Xandão” e “nossa bandeira jamais será careca”.
Confira algumas das postagens do partido: