Uma família de agricultores foi expulsa de um imóvel em que viviam desde os anos 1970, em Pernambuco. A ordem de reintegração de posse foi movida pelo pai de Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, Benedito. A família alega que nunca foi notificada sobre a ação e que teve sua casa demolida. Benedito está concorrendo à reeleição como prefeito de Barra de São Miguel.
Em 2023, o pai do deputado Arthur Lira obteve reintegração de posse contra família que vivia desde os anos 70 no imóvel em Quipapá (PE). A família Lira é dona de um grande império pecuário em Alagoas, com mais de 20.000 hectares de terra. Eles vendem gado para prefeituras controladas por membros da família.
O Observatório de Olho nos Ruralistas investigou o caso e questionou a família Lira sobre a falta de declaração da propriedade no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Contudo, a família não respondeu aos questionamentos. Bruno Bass, coordenador de pesquisa do Observatório de Olho nos Ruralistas, explicou o caso ao Seu Jornal, da TVT.
“Esse processo ele vem se desenrolando desde 2021. Agora, tiveram que sair as pressas de casa no ano passado. Eles (a família Lira) produzem a produzem o gado e vendem através das empresas controladas por primos, por parentes e para as próprias prefeituras controladas por essas famílias”, disse.