Dois ex-ministros do governo de Jair Bolsonaro (PL) vão concorrer às eleições municipais deste ano. O primeiro turno do pleito está marcado para o dia 6 de outubro.
Um dos ex-membros do alto escalão de Bolsonaro que tenta um cargo público é Marcelo Queiroga (PL), ex-ministro da Saúde. O médico concorre à Prefeitura de João Pessoa, na Paraíba. O vice na chapa é Sérgio Queiroz, do partido Novo.
Gilson Machado (PL), ex-ministro do Turismo, também é candidato nas eleições deste ano. Ele disputa a Prefeitura de Recife, em uma chapa composta por Leninha Dias (PL).
No último final de semana, Bolsonaro foi a Recife para participar de uma carreata com apoiadores. Machado, no entanto, foi proibido pela Justiça Eleitoral de acompanhar o ex-presidente, pois o ato poderia ser caracterizado propaganda eleitoral antecipada.
Além dos ex-ministros, há ainda o ex-chefe da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) Alexandre Ramagem, que concorre à Prefeitura do Rio de Janeiro.
Perfis
Marcelo Queiroga é um médico cardiologista e atuou como ministro da Saúde de Bolsonaro durante anos da pandemia, de 2021 a 2022. Queiroga se filiou ao PL em junho do ano passado, já com intenções de disputar a vaga na Prefeitura de João Pessoa. O maior concorrente contra o ex-ministro é o ex-vice-governador da Paraíba Luciano Cartaxo, do PT.
Já Gilson Machado é empresário e sanfoneiro, tendo atuado no governo de Bolsonaro como ministro do Turismo e presidente da Embratur. Machado é filiado ao PL, mesma sigla do ex-presidente, e este ano é candidato a prefeito de Recife (PE).
O ex-ministro havia concorrido à vaga do Senado por Pernambuco em 2022, também com filiação ao PL, mas não foi eleito. O principal adversário do ex-ministro é o atual prefeito de Recife, João Campos (PSB), que é apoiado pelo PT.