Declarações foram dadas neste sábado
Neste sábado (3), o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), afirmou que as ações do governo Lula (PT) precisam ser mais efetivas e mais rápidas para reconstrução do estado.
Segundo Leite, os resultados entregues são menores do que a propagando oficial do governo federal apresenta.
– O diálogo [com o governo federal] existe, a sensibilidade existe, ações são empreendidas, mas os resultados efetivamente entregues são muito menores do que aquele que a propaganda oficial apresenta. E é isso que gera um incômodo profundo. A solenidade e os anúncios são fartos, a propaganda é extensiva para manifestar o que estão se mobilizando, mas o que chega na ponta ainda é muito limitado – falou.
Dados do portal Brasil Participativo indicam que o governo Lula destinou R$ 94,4 bilhões à reconstrução do Rio Grande do Sul, e R$ 21,8 bilhões já foram concedidos aos gaúchos.
O governador apontou que a ajuda deixou de lado questões cruciais nos moldes do que ocorreu na pandemia da Covid-19, quando o governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL) custeou parte dos salários dos trabalhadores afetados. As informações são da CNN Brasil.
Por meio de nota assinada pelo ministro da Reconstrução do RS, Paulo Pimenta, o governo federal disse que não vai “entrar em disputa política no momento”.