Nesta terça-feira (23), Josiel Alcolumbre, do União Brasil, anunciou sua retirada da candidatura à Prefeitura de Macapá (AP). A decisão favorece o atual prefeito, Dr. Furlan (MDB), que lidera as pesquisas de intenção de voto para as eleições de 2024 com uma ampla vantagem.
O anúncio foi feito através do Instagram de Josiel, que é irmão e suplente do senador Davi Alcolumbre (União Brasil-AM). Em um vídeo, Josiel declarou que sua decisão foi um “gesto de união”.
“A nossa capital mais do que nunca precisa de união. União para mostrar de onde vêm, de verdade, as obras e realizações da nossa cidade. União é um gesto de grandeza. Como bom amapaense, tenho muito orgulho de somar e unir pelo nosso estado”, disse Josiel na gravação.
Dr. Furlan e Josiel Alcolumbre disputaram a Prefeitura de Macapá em 2020, quando Furlan saiu vencedor e teve 55,67% dos votos válidos no 2º turno. Josiel ficou com 44,33%.
Josiel Alcolumbre é o atual presidente do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) do Amapá.
Em levantamento divulgado em maio deste ano pelo Paraná Pesquisas, ele apareceu em 2º lugar com 5,0% das intenções de voto, tecnicamente empatado com outros cinco candidatos dentro da margem de erro. Em contraste, Furlan obteve 74,3% na pesquisa.
A pesquisa foi realizada pelo Paraná Pesquisas entre 17 e 22 de maio de 2024, entrevistando 800 pessoas com 16 anos ou mais. O intervalo de confiança é de 95% e a margem de erro é de 3,5 pontos percentuais, para mais ou para menos.
O levantamento está registrado no TSE sob o nº AP-07537/2024. De acordo com a empresa responsável, o custo do estudo foi de R$ 15.000, pagos com recursos próprios.