A XP está enviando notificações pelo aplicativo e e-mails aos clientes informando sobre a evolução do golpe da falsa central de atendimento.
Em outubro do ano passado relatei uma tentativa desse tipo de golpe aqui no Melhores Cartões – confira clicando aqui.
Agora, a XP está alertando sobre como essa prática está evoluindo. No e-mail, a instituição diz que os falsos atendentes entram em contato por ligação ou mensagens e solicitam senhas, tokens e até mesmo a instalação de um suposto módulo de segurança no celular, que serviria como aplicativo espião para roubar dados de contas que podem ser usados para transferência de dinheiro ou uso indevido do cartão de crédito.
Como funciona o golpe da falsa central de atendimento
O golpe da falsa central de atendimento já tem algum tempo, e o formato sempre é bem semelhante. Você recebe uma mensagem ou ligação de um suposto atendente da instituição ou banco, e ele informa que identificou uma compra suspeita no seu cartão de crédito ou transferência para uma conta desconhecida, algo que não aconteceu realmente.
Depois disso, o golpista confirma dados reais (que são coletados em vazamentos, por exemplo), o que dá mais credibilidade à tentativa. O próximo passo costuma ser solicitar informações como senhas ou até a instalação de um aplicativo espião para coletar seus dados pessoais e senhas de contas bancárias.
Com isso, os golpistas passam a controlar as contas e fazer transações financeiras com o dinheiro disponível ou usando o cartão de crédito e solicitando empréstimos em nome da vítima.
Como evitar prejuízos
O primeiro e principal passo é bem simples: desconfie sempre de contatos feitos em nome dos bancos ou instituições com as quais você tem algum relacionamento.
Pesquise na internet o número que está sendo utilizado e veja se é oficial do banco. Mesmo parecendo ser um contato legítimo, não informe dados pessoais ou instale aplicativos indicados nesses casos.
Não clique em nenhum link que receber por mensagem de texto ou Whatsapp! Ainda que ele pareça realmente ser do banco, as chances de você ter seus dados acessados indevidamente são grandes!
Se você desconfiar que realmente possa se tratar de alguma tentativa indevida de uso da sua conta ou cartão, faça o caminho inverso: entre você em contato com o banco por meio de canais de atendimento oficiais, como o telefone que consta no verso do seu cartão físico ou pelo chat do aplicativo oficial.
Outra dica importante: nenhum banco vai ligar ou te mandar mensagem perguntando sua senha!
Dessa forma, você terá certeza de que se trata de algum uso indevido ou de mais uma tentativa de golpe – e das duas formas, vai evitar ter prejuízo!
Baixe nosso app grátis e não perca as melhores oportunidades
Quer ser avisado gratuitamente no seu celular das melhores promoções de cartões de crédito, pontos e milhas, salas VIP, cupons e descontos imperdíveis? Baixe o app do Melhores Cartões e comece a economizar pra valer!
Além de alertas sobre as promoções e novidades mais importantes, o aplicativo possui duas áreas exclusivas que mostram as melhores promoções que estão valendo naquele momento, para você não perder mais nenhuma oportunidade! E você ainda pode escolher que tipos de notificações deseja receber. Baixe agora!