O C6 Bank deverá ressarcir aproximadamente R$ 35,9 milhões a 264.303 clientes por cobranças indevidas no cartão de crédito. O valor corresponde a cobranças indevidas realizadas no parcelamento de faturas dos cartões no período entre 11 de novembro de 2020 e 20 de julho de 2022.
A medida vem após um acordo da instituição com o Banco Central, que inclui também uma multa de R$ 1,8 milhão.
Em nota ao jornal “Valor Econômico”, o C6 Bank alegou que “as questões que originaram a assinatura do termo de compromisso foram resolvidas em 2022, assim que o erro foi detectado” e que a restituição de mais de 98% do valor já foi realizada ainda em 2022.
O C6 Carbon, principal cartão do banco, está 15º lugar em nosso ranking de cartões de crédito.
Você tem direito?
Os clientes afetados pelo C6 Bank não precisam realizar nenhuma ação específica para receber a restituição dos valores cobrados indevidamente. O banco deve automaticamente processar os reembolsos para os clientes elegíveis, corrigindo os valores com base no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) desde a data das cobranças indevidas até a data da devolução.
O C6 Bank tem um prazo de três meses, conforme estipulado no termo de compromisso com o Banco Central, para concluir esses reembolsos. Caso tenha dúvidas específicas ou não receba o reembolso dentro do prazo estabelecido, é recomendável que os clientes entrem em contato diretamente com o banco para verificar o status do seu caso.
Financeira das lojas Riachuelo também foi multada
Além do C6 Bank, a Midway, financeira do grupo das lojas Riachuelo, também foi obrigada a devolver dinheiro a clientes. Nesse caso, a empresa teve de reembolsar cerca de R$ 26,6 milhões a 3,1 milhões de clientes por cobranças excessivas em faturas de cartão de crédito ocorridas entre janeiro de 2015 e dezembro de 2020.
A empresa afirmou que já havia restituído aproximadamente R$ 23 milhões aos clientes afetados até dezembro de 2023.