O Santander está relançando o Free, um cartão que foi bastante popular na década passada devido à fácil isenção de anuidade e ao acúmulo de pontos por real gasto (você lembra dele? eu sim, foi meu primeiro cartão!). O novo Free chega para substituir o Santander SX, lançado em 2020 como cartão de entrada do banco e que, por ironia, substituiu o próprio Free à época.
No entanto, o novo Santander Free traz mudanças bem ruins em relação ao passado. Ao contrário de sua versão anterior, o novo cartão não oferece acúmulo de milhas ou cashback e, portanto, não participará da promoção “Bateu Ganhou“, como acontece com o SX. Além disso, o Free não terá benefícios comuns aos cartões do banco espanhol, como descontos no Cinépolis e isenção na mensalidade da Tag Sem Parar.
Apesar disso, o cartão mantém a vantagem de ser totalmente isento de anuidade, agora sem necessidade de gastos mínimos mensais ou cadastro de chave pix para garantir a isenção.
Requisitos para solicitar o cartão Santander Free
O novo Santander Free promete ser acessível, com baixos requisitos para aprovação, não exigindo conta-corrente no banco. Isso o torna uma escolha atrativa para quem busca o primeiro cartão ou deseja iniciar um relacionamento com o Santander, visando a futuros cartões de crédito mais vantajosos (confira nossos rankings de cartões de crédito para acumular milhas, para cashback e para acessar salas VIP).
Os requisitos para solicitar o cartão são básicos:
- Ter no mínimo 18 anos
- Ser residente no Brasil
- Estar com o CPF regular.
- Passar por análise de crédito
Caso você tenha interesse, fique atento à bandeira, já que o Santander vai oferecer o novo cartão Free nas bandeiras Visa e Mastercard. Ambas são amplamente aceitas e reconhecidas, mas contam com benefícios diferentes para os clientes, como é o caso do Mastercard Surpreenda.
Tenho o cartão SX, meu cartão vai mudar?
Não necessariamente. Pelo menos por enquanto, o Santander segue com os atuais cartões SX ativos, embora aparentemente o mesmo deva ser descontinuado para novas solicitações. No entanto, é possível migrar para a nova versão através do aplicativo Way.
Como solicitar o Cartão Free?
Os interessados no novo cartão Free podem solicitar diretamente no aplicativo Santander Way ou no site do Santander. Lembrando que é necessária uma análise de crédito.
Santander Free vale a pena?
É um tanto decepcionante que o novo cartão Santander Free seja totalmente “pelado”, sem nem mesmo benefícios simples como desconto na rede Cinépolis. Saudades do antigo Free que acumulava 1 ponto a cada 3 reais…
Assim, ele só vale a pena para quem busca um cartão de crédito fácil de aprovar e não liga para benefícios como acúmulo de milhas ou descontos. Também é valido para iniciar relacionamento com o Santander e aumentar score de crédito visando produtos melhores.
Para quem costuma ter um gasto considerável todos os meses, vale mais a pena solicitar outros cartões sem anuidade que contem com benefícios melhores (confira nosso ranking de cartões de crédito sem anuidade). O próprio Santander tem isenção de anuidade em cartões para clientes com relacionamento. Então, analise bem o seu uso.